São muitas as vantagens de investir no marketing para Facebook/Instagram e Google, principalmente quando falamos em anúncios bem segmentados.
Quando a estratégia digital engloba ambas plataformas, os resultados são ainda melhores para a sua empresa. Confira!
O marketing realizado no Google acontece por meio do Google Ads, antigo Google Adwords.
Essa é uma plataforma de anúncios que ajuda muito no alcance e crescimento de empresas.
Ao pagar um valor “x” e preencher as informações necessárias, o anúncio começa a aparecer em diversas páginas da web.
Dessa forma os anúncios se destacam nos resultados das buscas dos usuários, quando digitarem as palavras-chave.
Contudo, é muito importante conhecer bem o seu público-alvo para realizar um bom marketing para o Facebook/Instagram.
É preciso entender do assunto para que os anúncios possam chegar para as pessoas certas, que possuem mais interesse por aquilo que você oferece.
Conhecendo bem o seu público, definindo a persona do empreendimento, basta definir onde você quer que os anúncios apareçam.
No caso do Google Ads é possível anunciar em redes de pesquisa (display), sites (rede de display), no YouTube e até mesmo no Gmail. Veja como funciona em cada um:
Espaços para anunciar em sites como portais de notícias e blogs. É possível segmentar campanhas e incentivar o público a notar sua empresa, considerar suas ofertas e fazer as ações que você deseja.
O marketing para o Facebook/Instagram, por meio da Rede de Pesquisa, faz com que os anúncios sejam exibidos nos resultados de busca, para determinadas palavras-chave.
Ficam em destaque no início e no fim da página, com um pequeno aviso que diz tratar-se de mídia paga.
Essa é uma boa opção para quem quer alcançar pessoas que buscam por soluções específicas. Nesse caso, o anunciante só paga quando recebe um clique.
Como anunciante, é possível criar campanhas que são mostradas antes, durante e depois de vídeos no YouTube – que, caso você não saiba, pertence ao Google.
É possível segmentar o público-alvo de acordo com idade, local, interesses e muito mais.
Há ainda a possibilidade de anunciar na aba do Google, chamada “Shopping”; no formato de “aplicativos” que incentiva a instalação de aplicativos das redes do Google.
O marketing para o Facebook/Instagram abrange ambas redes devido ser a mesma empresa. Porém, há algumas peculiaridades de onde é criado o anúncio.
A plataforma mais usada e bem detalhada de anúncios é conhecida como Facebook Ads.
Fazendo o uso dela é possível segmentar o público, criar campanhas e avaliar os resultados dos relatórios.
Os anúncios podem aparecer no feed do Facebook ou Instagram, nos stories e alguns outros lugares específicos dessas mesmas mídias sociais.
Com certeza você já se deparou com diversos anúncios nessas redes, eles aparecem geralmente com a palavra “patrocinado” no topo da arte gráfica ou vídeo.
O Facebook Ads é excelente para trabalhar a segmentação do seu público, podendo definir seu gênero, localidade, idade, interesses e muitas outras informações.
É possível ainda adaptar os formatos dos anúncios e definir seus objetivos de negócio.
Algumas opções de objetivos são: obter curtidas na página, gerar Leads, confirmar presença em eventos, preencher um formulário etc.
Tanto o Facebook Ads como o Google Ads são excelentes plataformas de anúncios, não podemos dizer que um é melhor que o outro, tudo depende do seu objetivo.
Conheça a diferença entre elas, as vantagens e desvantagens do marketing para Facebook/Instagram e Google, e entenda qual é a ideal para o que você deseja.
Quando alguém precisa de algo, principalmente nos dias atuais, a primeira busca é pela internet.
O buscador mais acessado é o Google, por isso fazer anúncios nele faz toda a diferença, principalmente para seu produto ou serviço aparecer como sugestão para quem realmente tem interesse.
Como é possível segmentar os seus anúncios, eles irão surgir para as pessoas que buscam pelo assunto, tendo mais chances de vender.
As únicas desvantagens no marketing para o Google são: os anúncios serem direcionados apenas às pessoas que procuram pelo assunto, e a segmentação ser mais limitada.
Então, devido essa restrição, os anúncios não irão aparecer para aqueles usuários que poderiam conhecer o produto/serviço e se interessar.
O Facebook Ads é excelente para segmentar anúncios, além de atrair pessoas que fizeram uma mera pesquisa de palavra-chave.
Com os anúncios do Facebook Ads a sua empresa/marca ganha mais visibilidade. Em um primeiro momento o usuário talvez não compre, mas já irá conhecer o que você oferta.
É uma forma de atrair potenciais clientes de forma sutil, fazendo eles terem mais interesse pelo produto ou serviço e adquirindo em algum momento.
Diferente do Google Ads, no Facebook Ads há a possibilidade de segmentar o público conforme o seu perfil.
A desvantagem desse tipo de marketing para Facebook é justamente o fato de anúncios irem para pessoas que talvez não tenham tanto interesse pelo o que você oferta.
Alguns usuários podem visitar suas redes ou site por mera curiosidade, e muitas vezes o resultado é poucos cliques e menos taxas de conversão.
No geral, podemos resumir da seguinte forma: Google Ads é ideal para chegar às pessoas que possuem certeza do que querem.
Já o Facebook Ads é para quem ainda está em dúvida sobre a aquisição.
Por mais que tenha algumas desvantagens em marketing para Facebook/Instagram e Google, as vantagens sobressaem.
Para aproveitar o máximo das plataformas de anúncios, é importante buscar profissionais experientes e qualificados.
Você pode contar com uma agência como a Mirus Marketing Digital para elaborar as melhores estratégias para a sua marca alcançar o público certo e vender mais.