Um site bem estruturado é capaz de influenciar no atendimento ao cliente, principalmente quando esse contato é facilitado.
Seu cliente pode deixar de adquirir seu produto ou serviço se ele não conseguir tirar suas principais dúvidas antes de adquirir algo.
O cliente também pode desistir do seu site se não conseguir navegar por suas páginas facilmente. Entenda mais sobre o assunto lendo nosso conteúdo de hoje!
É importante criar padrões para as formas, cores, botões e demais detalhes do seu site, de forma a ajudar o usuário a identificar mais rápido e facilmente as informações necessárias.
Você pode observar diversos sites profissionais de empresas, todos eles possuem um certo padrão na estrutura, como a presença de uma aba “sobre”, para falar um pouco da história da empresa.
Coloque também uma aba para serviços ou produtos, outra para contatos, conteúdos, dentre outros.
Quando você segue um padrão básico, isso acaba facilitando o acesso do usuário em seu site, fazendo com que ele navegue e encontre o que deseja sem muito esforço.
Dê atenção para o atendimento ao cliente, afinal algo que pode ser fácil para você, pode ser difícil para outra pessoa. É preciso pensar nas diferentes dificuldades que um indivíduo pode ter na internet.
Muitos sites dispõe, por exemplo, de uma caixa de pesquisa com um desenho de lupa ao lado.
Esse espaço, basicamente, é um lugar para a pessoa preencher com uma palavra ou frase o que ela busca em seu site, caso não encontre facilmente.
Um padrão muito seguido, e indicado, na estrutura de um site é conter informações básicas em seu topo ou rodapé.
Podemos dar como exemplo a estrutura de sites comuns que contém: nome da marca, sobre a empresa, telefones, e-mail de contato, endereço e ícones de redes sociais (com o link para redirecionar o usuário para elas).
No caso de sites e-commerce, além dessas informações mencionadas anteriormente, você pode incluir o horário de funcionamento do atendimento online, dúvidas frequentes, tabela de medidas para produtos como roupas ou sapatos, indicação de outros produtos relacionados, avaliações dos seus produtos etc.
Todos esses padrões influnciam muito o atendimento ao cliente, deixando-o mais satisfeito ao navegar e adquirir algo em seu site, podendo até indicá-lo para outras pessoas.
O site logicamente é seu, mas você precisa torná-lo agradável principalmente para o usuário da internet, dando mais liberdade para ele decidir por onde clicar e encontrar as informações necessárias.
Quando a estrutura do seu site é facilitada isso, com certeza, influencia no atendimento ao cliente, fazendo com que ele navegue e clique onde ele quiser, sem uma ordem específica.
Você pode oferecer ainda a questão de editar respostas de um formulário, antes ou depois de enviá-lo, editar comentários, para que o cliente não tenha o trabalho de criar uma mensagem, apagar e escrever novamente, por falta de um editor.
Pessoas que procuram informações, produtos ou serviços na internet gostam dessa liberdade de descobrirem, por si só, as respostas do que buscam, diferente daquela que vai na loja em busca da ajuda do vendedor.
Por esse motivo, mencionado acima, o seu site precisa proporcionar essa liberdade que o usuário da web gosta.
Foque em um bom atendimento ao cliente, não só influenciando ele a comprar o seu produto, mas sim esclarecendo porque ele é bom de forma simples e fácil.
Pense, por exemplo, em um menu completo, separado por categorias, seja o seu site e-commerce ou não. Isso facilita a navegação do indivíduo em suas páginas na web.
Trabalhe com um site com carregamento rápido, sem travamentos ou erros, se possível responsivo.
Dê atenção para um bom design e todas as informações necessárias que um cliente busca sobre o seu produto/serviço.
Se o seu site não é um e-commerce, mas você vende produtos, é preciso pensar também em ferramentas facilitadoras.
Um formulário auxilia os usuários, no qual os visitantes possam pedir orçamentos, fazer simulações ou receber a avaliação de um especialista.
Seja direto e objetivo com o seu site profissional, isso também irá melhorar o atendimento ao cliente na web.
Quando um site tem muitas informações espalhadas, cores demais, fontes em excesso, dentre outros, isso torna tudo mais confuso para quem navega nele.
Você não quer deixar a pessoa perdida nas páginas e sem saber por onde começar ou terminar, certo?
Foque no “menos é mais”, seja objetivo e coloque o que é essencial e importante para que o usuário encontre o que deseja em seu site.
Dê liberdade e ajude o usuário da internet a decidir-se mais rápido sobre o que precisa naquele espaço.
Pense nos detalhes do seu site como se eles fossem os vendedores auxiliando os clientes, afinal é assim que vai funcionar na internet.
As abas, botões e demais partes do seu site devem atrair, orientar, auxiliar, tirar dúvidas e encantar o cliente para que ele feche a compra.
Para melhorar o atendimento ao cliente e torná-lo muito mais rápido e objetivo, você pode incluir um chat online em seu site.
O chat online ajuda o indivíduo a solucionar o problema no mesmo instante e assim, ele já decide se leva o seu produto, não tendo que esperar um tempo maior para receber um e-mail com a resposta, por exemplo.
Se o seu site possuir algum formulário para preenchimento de dados, tente ser o mais direto e objetivo possível, isso ajuda muito no atendimento ao cliente, afinal um formulário muito extenso e que ainda pode surgir algum problema ou impedimento depois faz com que o seu cliente desista de prosseguir.
Abra um espaço para o seu cliente criar uma conta no seu site, dando a chance dele personalizar o perfil, os interesses e acompanhar os pedidos realizados.
Dessa forma ele ganha liberdade de gerenciar e acompanhar o seu processo de compra de forma simples e sem burocracias.
Pense também em banners e pop-ups em seu site, isso ajuda a trazer novidades, promoções e cupons de desconto para a pessoa que acaba de entrar em seu site.
Se tudo isso que falamos ainda parece confuso ou difícil demais de ser executado, contrate uma agência de marketing para te ajudar com isso.
A Mirus Marketing Digital está aqui para tirar suas dúvidas e te ajudar com os melhores recursos para a criação de um site e um excelente atendimento ao cliente.
Nosso objetivo é tornar a sua experiência e dos seus clientes mais agradáveis, trazendo satisfação para ambos, crescimento e sucesso.
Faça um orçamento conosco e tenha todos os benefícios de um site bem estruturado.